Ao criar a OASIS, pretenderam os seus fundadores que esta Instituição pudesse, de fato, trazer um vento de frescura e alento ao deserto social de tantas vidas.
Surge, como personalidade jurídica em 1990, a OASIS (Organização de Apoio e Solidariedade para a Integração Social), como objectivo primordial de dar resposta imediata à integração social de pessoas e criar-lhes as condições efectivas para o exercício e desenvolvimento das suas capacidades, levando-os a vencer os obstáculos que dificultam o necessário e desejado ingresso na sociedade.
Hoje, a OASIS responde a vários tipos de deficiência e assume-se como um apoio constante que se reparte pelos clientes e suas famílias. A grande aposta que continua a estar presente na vontade de quantos (amigos, pais, técnicos) acreditaram neste projecto e com ele colaboram, passa principalmente, pela restrição e salvaguarda da dignidade pessoal.
Para além das atividades desenvolvidas dentro do espaço físico da Instituição, outras se desenvolvem no exterior, possibilitando convívios alargados, e assim ir ao encontro das necessidades de todos.
Numa busca incessante de continuar a responder aos legítimos anseios e necessidades dos clientes, foram sendo criadas e alargadas novas instalações.
Perfazem atualmente cinco valências (CAO 1, CAO 2, Lar Oásis, Lar Joaninha, Residência Autónoma).